Pages

17 de mai de 2012

Resenha: 2012 O Segredo do Monte Negev



“Achei que seria impossível superar o primeiro livro. Me enganei completamente. Ricardo Valverde fez essa história decolar.” – Alair Lemes.




Titulo:2012 O Segredo do Monte Negev

Autor:Ricardo Valverde

Editora:Novo Século

Categoria: Ficção brasileira

Nº de Páginas:208

Ano de Lançamento:2012






Sinopse: Um segredo milenar. Uma profecia revelada. O que estaria escondido num dos lugares mais inóspitos da Terra, o Deserto de Negev, em Israel? O que um missionário, mergulhado em um mar de remorsos e arrependimentos, estaria disposto a fazer para desvendar tal mistério? Será mesmo que Cristo retornaria ao nosso Planeta, como inúmeros profetas predisseram, justamente no momento mais crítico da humanidade, o apocalipse? Apenas uma coincidência ou de fato existe uma ligação entre esta misteriosa revelação e as profecias que apontam para o fim dos tempos, em 21 de dezembro de 2012? Um romance eletrizante, repleto de suspense, compaixão, aventura, e com final surpreendente.


 

Você pode ler a resenha do primeiro livro Aqui.

No primeiro livro somos apresentados a Michael, o menino que previu o apocalipse. Então as pontas deixadas para trás foi o suficiente para uma bela continuação. Ricardo Valverde foi inteligentíssimo ao escrever a sequência. Esse livro começa em 2003, três anos antes do anterior. 

2012 O Segredo do Monte Negev tem como protagonista o Padre Horácio. É isso mesmo galerinha, o protagonista mudou. Horácio fica responsável por nos conduzir ao fim do mundo a partir da sua visão. Com seus Flashbacks, vimos que a vida do padre pode ter sido normal em todos os sentidos. Ele amou. Ele fez coisas da qual se arrependeu profundamente... 

Personagens como Sybila e Dom Benedito estão novamente presentes. Alguns fazem uma ponta, assim como Michael e devido a isso podemos compreender alguns trechos do livro anterior (não que o primeiro livro seja incompreensível). A Besta, um ser terrivelmente assustador nos faz ficar aflitos com o seu surgimento repentino. É como nos filmes de suspense, tudo quieto, protagonista fazendo algo... Bum! O susto. Conhecemos outros personagens também como Padma, Sophia, Gabrille, tenente Yan, entre outros que são amáveis ou não.

O que mais me intrigou é que além da mudança de personagem principal, o autor fez essa história complementar a anterior. Quando se lê essa sequência, os acontecimentos passados no primeiro livro surgem de forma automática. São passagens que nos fazem lembrar de Michael e o porquê de tudo o que aconteceu. 

Mas, uma coisa boa que aconteceu foi a adrenalina. Missões que Horácio fez, a Besta, acontecimentos mais detalhados sobre essa nova visão. No requisito ação, não tenho o que falar. Na do livro anterior reclamei que faltou um pouco mais de ação, mas compreendo o motivo agora. Talvez por Michael ser mais novo, a ação tenha ocorrido de maneira mais branda. Mas o que interessa é que Horácio se revelou meu personagem favorito.  

De qualquer maneira, Ricardo me provou que é muito bom no que faz e que consegue me deixar sem palavras para descrever obras extraordinárias. A única lamentação que faço novamente é sobre o número de páginas. Realmente valia a pena os livros serem maiores.

Gostaram?
Espero os comentários para saber a opinião de vocês.
Até semana que vem.
Beijão.
;)

7 comentários:

  1. Nossa quem diria que ia ser um padre o protagonista desse livro ! Eu ainda não tive oportunidade de ler o primeiro mais não vejo a hora de ler ! Otima resenha ! Vou começar a procurar por esse livro o meia urgente o possivel !

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Fiquei curioso Mesmo não lendo o primeiro livro e nem o segundo, essa resenha chamou muito a minha atenção. Parabéns.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, nem o primeiro. O enredo me chamou muito a atenção. Essa de trocar o protagonista de um livro para o outro não gosto muito, pois tive oportunidade de ler uma trilogia onde mudaram a protagonista do primeiro para o segundo livro, e eu não gostei muito. Mas se tiver oportunidade de ler esses livros, farei sem preconceitos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esses livros. Achei bem bacana a capa. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Hum esse livro pra mim é novidade, nunca ouvi falar dele, mas só de ler na capa a palavra 'segredo' já fiquei curiosa...quando continuei lendo e vi como protagonista um padre, fiquei com vontade de conhecer a história. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nao o conhecia e não comentamos ele ;x
    vou te perguntar umas coisinhas a mais '-'
    oia jaira com livros novos... adoro
    '-'

    ResponderExcluir
  7. Como eu não li o primero fico realmente sem saber o que dizer sobre o segundo. Para mim, para começo de conversa, o sgeundo ainda nem tinha sido lançado. Ai você aparece, com resenha e tudo kkk

    Não vou negar, parece ser muito interessante e eu adoraria ter a oportunidade para ler esses livros. Podia rolar sorteio, hein?

    ResponderExcluir