Pages

10 de mai de 2012

Resenha: 2012 O Menino que Previu o Apocalipse

 "Um livro impressionante. Impossível não lê-lo." - Alair Lemes.



Titulo: 2012 O Menino que Previu o Apocalipse


Autor: Ricardo Valverde


Editora: Novo Século


Categoria: Ficção brasileira



N° de Páginas: 248


Ano deLançamento: 2010





Sinopse: Ao longo dos tempos, inúmeros profetas, cientistas, filósofos e religiosos vêm tentando avisar às gerações futuras, por meio de códigos e mensagens ocultas, de que o fim de nossa era pode estar mais próximo do que imaginamos. E todas as evidências apontam para o dia 21 de dezembro de 2012 como a data do apocalipse. Por quê? O que acontecerá nesta data? Por que tantas pessoas acreditam que este dia não nascerá como os demais? Um menino vivendo em nossa época pode ter as respostas para todas essas perguntas. Quem na verdade é esse menino? De quem ele herdara tal maldição? O que estaria reservado para o dia de seu décimo sétimo aniversário, em 21 de dezembro de 2012? 




Ricardo Valverde nos apresenta uma história que nos leva ao fim do mundo, literalmente. Acreditando ou não, acho que todos nós estamos com um pouco de medo do dia 21 de dezembro de 2012. Eu estou e o livro aumentou esse sentimento. 

O livro apresenta uma narrativa fácil e curiosa. É leve e prazerosa. Confesso que durante a leitura, não deixei de pensar se o fim do mundo será mesmo em 2012 e se for, se minha vida está certa o suficiente para meu espírito ir para o céu. Vai saber, rsrs.

Bom, mas indo para a questão dos personagens. Michael é o menino que previu o apocalipse e ele tem uma responsabilidade enorme durante seis anos de sua vida, já que a história se inicia em 2006. Ele conta com a ajuda de Sybila, uma vidente que mais tarde revela ser mais que sua amiga, com seu amoroso pai Alaor, e é claro, a sua namorada Catarina e outros amigos.

Pensei que Michael pudesse ser mais explorado. Não que o autor errou, mas faltou um pouco de revolta no personagem, já que prever o fim do mundo causaria um grande alvoroço em seu interior, mexeria com seu psicológico. Isso aconteceu sim, mas se ele revoltasse mais seria melhor (olha eu aqui falando de adolescente revoltado, rsrs) E faltou também um pouco mais de ação. As cenas que contém adrenalina são ótimas e não posso negar isso jamais. Mas o tema deveria ter ganhado mais com isso.

A história é muito boa. O autor trás curiosidades dos lugares apresentados como gastronomia e pontos turísticos. Isso é bem bacana, principalmente depois que ele me confidenciou ter passado por esses lugares. Uau!

Ricardo acertou em cheio no final. Lógico que foi triste, como vocês podem imaginar. Mas ai vem no finalzinho “A saga continua...”

Então, quem vai querer ler?
Podem ter certeza que a resenha da continuação vem semana que vem.
Essa foi minha primeira resenha para o Livros e Versos. Espero que gostem sempre. 
Até mais.
;)


9 comentários:

  1. oi,
    não conhecia esse livro, gostei

    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi...meu bem....não conhecia esse livro...e gostei da resenha....já vai entrar lá pra minha lista...ta mega grande....rsrsr

    seja super bem vindo

    bjiss

    Jaira

    ResponderExcluir
  3. Tbm não conhecia esse livro. Achei bem bacana a capa e a estória parece ser interessante.
    Obrigada pela resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa o livro parece ser muito legal ! Eu ja tinha visto falar desse livro e parece ser muito legal ! Eu concerteza vou comprar esse livro ! Adoro assuntos como esses ! Gostei muito :)

    ResponderExcluir
  5. Oi =D
    Eu nem sabia da existência desse livro!
    Gosto desse tema, mas não acredito que o mundo vá acabar, não ainda (pelo menos).

    Ótima resenha!

    Beijos
    glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  6. O enredo do livro me parece ser bastante interessante. Gosto de livros com muito mistério, investigação, o protagonista correndo contra o tempo pra conseguir salvar alguma coisa, e por aí vai. Esse livro tem vários ingredientes que gosto bastante. Quero ler sim!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah eu gosto de ler livros quando assunto tratado é o fim do mundo. Espero poder ler esse livro pra sanar minha curiosidade. Beijos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. nem me fale em apocalipse flor, tive um sonho terrivel hoje... vou te contar uhauhauhauhaahuauh
    vai que te inspira pra novos versos.
    :P
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que é bem verdade que mesmo quem não acredita (e eu sou um desses) tem um certo medo do dia 21 de Dezembro de 2012...
    A gente acaba se perguntando várias coisa e se estamos mesmo no caminho certo das coisas, mas fazer o que né?

    Ótima resenha

    ResponderExcluir