Pages

26 de jun de 2012

Resenha: Ordem e Progresso







Titulo: Ordem e Progresso

Autor: P.P.F.Simões

Editora: Novo Século  

Categoria: Ciências Humanas Sociais e Politica

Nº de Páginas: 317

Ano de Lançamento: 2011


Sinopse: Augusto Comte escrevera: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Esse pensamento positivista é, de maneira inusitada, o lema nacional de nossa pátria amada, estampada como símbolo na bandeira do Brasil e conhecido por todos. A protagonista Samantha Albuquerque tenta desvencilhar-se em meio a clichês sociais, questões contemporâneas brasileiras e uma sociedade dominada pelos seus próprios mitos, para obter sua ordem, seu progresso e seu amor, num relacionamento que poderia muito bem ser convencional.


Quando esse livro chegou pra mim, achei que ele só iria falar politica, corrupção e todos os temas que tivesse haver com isso. Mas me enganei ele fala de tudo isso sim junto com um romance que faz toda a estória caminhar.

O livro conta a vida de Samantha, uma bela jovem mulata, com belos olhos, cabelos, corpo, com uma inteligência superior, mas que mesmo assim sofre preconceito pela sua raça, é de fato vergonhoso, no Brasil e no mundo ainda tem muita gente preconceituosa em relação às pessoas negras. Tem muita corrupção, o livro mostra como o governo é das falcatruas que faz funcionários acomodados que só cruzam os braços e não fazem nada para mudar algumas situações.

A Samantha tem um noivo chamado Albertino, um típico rapaz rico com bom trabalho, boa família, dinheiro e sem nada na cabeça. O namoro dos dois parece perfeito, mas ela se sente insatisfeita com ele, o que faz as coisas não irem tão bem como antes. O livro é contado na terceira pessoa, por um observador que podemos dizer ser apaixonado por Samantha, achei isso diferente e interessante ao mesmo tempo.

Eu gostei do livro, achei os capítulos bem feitos. Gostei do tom de romance e politica junto, nunca tinha lido algo assim.
Indico para quem gosta de romances diferentes, o livro é bem real. Você acha que isso facilmente pode acontecer aqui se é que já não tem e as pessoas não sabem. A corrupção tem e todo mundo sabe, infelizmente não é resolvida como deveria. O livro não fala só sobre politica, fala de pessoas, de ideais, escolhas de vida.

Um livro bem diferente a meu ver, de cara fiquei meio com pé atrás, mas no final me surpreendeu e gostei sim.

Gente é isso, comentem pra eu saber o que acharam.

Beijos a todos.

Fiquem bem. 


12 comentários:

  1. Quando vi a capa também pensei que seria algum livro chato que só falaria de politica, mas se tem romance então já melhorou.
    Muito boa a ideia de mescla um assunto tão presente no Brasil (corrupção) com amor que quem sabe ainda pode mudar muita coisa. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não gostei muito da história do livro, e nem da capa. Pode ser que se eu lesse, minha opinião mudasse, mas por enquanto, não!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Também gostei desse livro, achei bem clara a influência Machadiana do autor!


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei se vou ler esse livro porque como você disse eu leria ele com um pé atras ! Sem falar que tenho uma lista pra ler já e pretendo me concentrar nela ! Mas vou procurar mais informações do livro ! ^^ ótima resenha !beijos !

    ResponderExcluir
  5. Eles poderiam ter caprichado mais na capa, né? Mesmo assim a sinopse não me chamou atenção, bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ambos: da sinopse e da resenha!Parece ser um romance bem pé no chao,sem muias frescuras.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante essa mistura real de romance com politica, e esse observador apaixonado... não lembro de ter visto algo do gênero.
    É uma leitura que se tornaria boa, se não tivesse tantos outros na frente >.<
    Quem sabe eu o encontrar por aí...
    ^^
    Ótima resenha.
    bjin

    ResponderExcluir
  8. Quando vi esse livro não me encantei pela capa, achei que o livro falaria somente sobre politica. Mas depois que li sua resenha vi que tambem há um pouco de romance, acho que vou dar uma chance ao livro já que ele não é meu tipo favorito de leitura..

    ResponderExcluir
  9. Eu fico chocada quando o povo diz que não leria o livro por causa da capa!Aff..isso me irrita profundamente!
    PPF Simões é o cara! É o novo Machado de Assis reencarnado. Ordem e Progresso é um livro perfeito! Todos os elogios para o enredo desenvolvido pelo autor tornam-se poucos. E para um livro ser bom não podemos unicamente julgá-lo pela capa. Tem tanto livro estrangeiro com capa imbecil por aí e super aclamado por que tem brilhos, purpurina, faltando apenas luzes de néon. Isso não é um desabafo , isso é um gorfo!
    Enquanto o povo brasileiro não deixar de ser preconceituoso permaneceremos numa sociedade desigual, desumana e maquiavélica.
    Basta!

    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  10. Esse eu passo, tenho mtos livros pra ler e esse não me interessou mto. Obrigada pela resenha :)

    ResponderExcluir
  11. Julgando pela capa e pelo titulo realmente da para pensar que é um livro só sobre politica mas se você ler no final da sinopse percebe que não é, e que tem um romance que foi dito na sua resenha. Talvez eu leia... ^^

    ResponderExcluir
  12. Juro que me dá uma pontada no peito quando vejo uma resenha positiva desse livro! Meu problema com ele não foi o enredo, que é bastante interessante, mas nunca li livro mais mal escrito! Frase confusas e mal construídas, sem concordância nenhuma, pensamentos incompletos, erros de português, sujeito separado de verbo e por aí vai. A cada página a vontade de largar o livro era maior! Achei sinceramente um desrespeito ao leitor. Inclusive mandei email pra editora, pois acho um absurdo que um texto que passa por edição e revisão apresentar erros tão grotescos!

    ResponderExcluir