Pages

17 de jul de 2012

Resenha: Os Guardiões




Titulo: Os Guardiões 

Autora: Liana Zecca

Editora: Livros Ilimitados  

Categoria: Literatura Nacional

Nº de Páginas: 158

Ano de Lançamento: 2011




Sinopse: Adélia é uma mulher que sente um grande vazio, ao fazer um balanço de sua vida. Tem um sentimento de inadequação por acreditar que as pessoas vêm ao mundo para cumprir uma missão e algo dentro de si lhe diz que ainda não encontrou o seu verdadeiro destino. Meio século de uma vida que não a deixava muito feliz: considerava-se uma pessoa errante em quase todas as escolhas que fizera − de amigos a amores. E para piorar, ainda era vítima de pesadelos recorrentes, que nunca se completavam. De repente, num chamado insólito e irresistível, decide fazer uma viagem ao Peru e, de lá, arrumar um bom guia que possa levá-la até o Equador, baseando-se num roteiro improvável, traçado por ela mesma, em que terá de passar pelo meio de montanhas e florestas, numa viagem que não sabe ao certo quando terminará e quais perigos terá de enfrentar. A partir do momento em que inicia aquela jornada sem retorno, ao lado de seu guia Chaski (“Mensageiro” na língua Quíchua), muitos segredos vão sendo desvendados a Adélia, de uma maneira surpreendente: desde os que envolvem o seu coração; até a essência de um povo ancestral, do qual descobre ter sido uma destemida guerreira, protegida por três guardiões: dois raros lobos brancos e um gavião real. Toda jornada envolve perigos e um certo grau de imprevisibilidade. Não é diferente com Adélia, que, mesmo que à custa de muito sofrimento, finalmente encontra um sentido pleno para sua existência. 


O livro fala sobre a Adélia, uma mulher comum, que não esta feliz com a vida que leva há muito tempo, é daquele tipo de pessoa que pensa muito no futuro, passado, mas esquece de viver os seus próprios objetivos de verdade. Então ela toma uma decisão que muda sua vida, vai atrás de realizar um sonho a muitos anos guardado.

Eu senti a Adélia como uma pessoa triste, sozinha, sofrida. Que tem um vazio muito grande uma coisa meio existencial mesmo.

Eu gostei do jeito de escrever da autora, ela consegue nos envolver na leitura, com os fatos que acontecem no decorrer da narrativa. O livro fala sobre os abusos que os seres humanos sofrem nesse mundo globalizado e meio doido em que vivemos. E também fala de amor, um amor verdadeiro, que por mais que você demore encontrar ele existe e você tem que ir atrás dele e ser feliz.

Durante o livro a Adélia tem uma evolução, junto com várias coisas que acontece. Coisas das quais eu não vou falar aqui pra não soltar nenhum spoilers, já que tento fazer as resenhas sem isso. Mas todos os acontecimentos fazem dela uma pessoa melhor.

A leitura flui. O livro tem poucas páginas, a estória é bem densa, você fica surpreso com muitas coisas. E eu gosto de livros assim, odeio quando é tudo tão previsível.

Tenho que confessar que no começo achei que seria só mais um livro sobre lamentações de uma mulher vivida, que na verdade não viveu tudo que queria. Só que me enganei completamente e isso eu achei ótimo. É uma narrativa bem adulta, nada de romance bobos, sem graça, amores impossíveis. Já que a personagem é uma mulher de mais de 40 anos.

Eu indico o livro para quem quer ler sobre um tema novo, diferente dos que temos hoje em dia por ai. Não é um livro para quem gosta só do tipo a mocinha feliz, fica com mocinho gato e são felizes. É um livro que fala de pessoas, dramas, sofrimentos, de uma vida real.

Eu gostei bastante, a autora esta de parabéns. É um livro muito bom.



Esse livro faz parte da minha lista do Desafio Literário 2012, é minha leitura de Junho.


(clique na imagem para ler sobre)



Bom gente é isso. Comentem pra eu saber o que acharam.

Beijos a todos.

Fiquem bem.

13 comentários:

  1. Caramba que tema profundo!Parece ser muito bom acompanhar a evolução da personagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como você eu não me agradei muito com a historia do livro ! Sei la eu acho que esperava mais porque já tinha visto o livro e achava qu~e ele ia ser uma leitura que valesse a pena... bem pelo visto me enganei ! Ótima resenha mana quem sabe na próxima você se agrada mais com o livro ! ^^

    ResponderExcluir
  3. Temas diferentes chamam muito a minha atenção, curti a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  4. Jaira gostei da sinopse e gostei bastante da resenha.
    É legal quando nos surpreendemos com o livro,com
    acontecimentos nada previsíveis.
    Parabéns amiga, quando crescer quero escrever como você ^^

    Ps:TeamValentim

    @Agda01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh flor....vc q é sempre fofa....com seus comentários... me fez até chorar com a TeamValentim...vc ainda me mata do emoção ...por lembrar dele ;)

      Excluir
  5. Menina, nunca li um livro desta editora... e essa foi a pprimeira vez que li uma resenha sobre um livro deles o tema parece ser super profundo né? Mais não me animei muito não...

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço essa editora, e essa é qa primeirs vez que leio uma resenha de seus livros !!!! Gostei da tematica do livro, e a evolução da personagem durante o livro, quando tiver uma oportunidade irei ler-lo.....

    ResponderExcluir
  7. Pela capa eu nunca leria esse livro, mas a resenha me deixou curioso para isso! É muito bom quando um livor nos surpreende desta maneira, e ainda mais quando é uma história tão real e cativante!

    ResponderExcluir
  8. A principio não fui muito com o livro, mas acho que lendo talvez eu mude de ideia.
    Ele realmente parece ser destinado a pessoas mais maduras, não só aquelas que querem ver a mocinha com o mocinho.
    Bela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter gostado muito da resenha e a estória parecer muito boa sinceramente eu não me animei para ler esse livro talvez eu mude de ideia algum dia ;)

    ResponderExcluir
  10. Gosto deste tema diferente que você falou. Mais conectado com a realidade. As dores de uma mulher que sofre. Achei realmente interessante.

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser realmente muito interessante ... Mas sei lá, acho que não tô no momento para esse tipo de leitura, mas dica como dica pra quando eu estiver no clima haha
    Achei a capa bem diferente =D
    Beijooos =D

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser ótimo rs
    Eu particularmente não gostei da capa,mas julgar o livro pela capa quase sempre da errado hahaha
    A história parece ser bem bacana mesmo,ainda mais que é um assunto diferente do que estamos vendo por ai.
    ótima resenha!

    ResponderExcluir