Pages

29 de nov de 2012

Resenha: A culpa é das estrelas








Título: A culpa é das estrelas

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

N° de páginas: 283

Ano de lançamento: 2012




Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Sabe quando você passa meses e meses com vontade de ler um livro e quando finalmente o lê tem vontade de chorar por ainda não ter o lido antes? Foi exatamente essa sensação que tive ao terminar a leitura de A culpa é das estrelas.

Hazel Grace tem câncer terminal e sabe o tempo todo que não tem muito tempo, mas ainda sim tenta levar a sua vida de forma norma, ou melhor, o mais normal quanto possível.  Ela frequenta o Grupo de Apoio e é lá que ela conhece Augustus Waters, ou simplesmente Gus, que sofreu osteossarcoma e faz um ano e meio que está curado. Assim que se vêem eles se apaixonam, mas por conta da doença a Hazel reluta bastante em aceitar viver esse amor.

A culpa é das estrelas é encantadoramente surpreendente, a cada página lida uma nova emoção aflora no leitor, vamos dos risos as lágrimas em um tempo tão curto que você chega a duvidar que ainda esteja na mesma história.

John Green narra a história de forma tão diferente que conseguimos criar vínculos com todos os personagens, até mesmo aqueles que não são do livro em si! Nos apaixonamos por cada um deles como se eles fosse a próxima Hazel, narradora e personagem principal. A forma como John Green escreve merece horas e horas de aplausos de pé, é completamente impossível não se emocionar, ele fez uma história relativamente clichê (bem, ao me ver a estória é clichê porque mescla amor adolescente com a morte e esse tipo de estória, separadamente, se tem aos quilos por aí) em um livro que deve ser lido por qualquer pessoa pelo menos uma vez na vida.

A Hazel é a heroína perfeita, ela vive uma doença que ela sabe que vai a matar, mas ela não perde as esperanças, ela não deixa de acreditar na vida, ela não simplesmente fala ‘que se dane, eu vou morrer mesmo’, pelo contrário, ela vive, ou pelo menos tenta, ela vai atrás dos sonhos dela, isso é incrível.

E o que falar do Gus? Ele precisa sair das páginas do livro e vir casar comigo! Hazel eu te adoro, mas desejo seu homem. Augustus Waters é completamente, totalmente, incrivelmente encantador, apesar de toda a relutância da Hazel ele não desiste dela, ele sabe da doença dela, mas ainda sim age como se aquilo fosse uma simples gripe que já já vai passar, ele não faz disso um empecilho para que eles possam ser felizes. E a amizade dele com o Isaac é o tipo de amizade que todos deveriam ter.

A culpa é das estrelas é um livro incrível que eu recomendo a leitura para todas as pessoas da face da terra, venham se apaixonar com a história da Hazel Grace e do Gus, vale muito, muito, muito a pena a leitura, o único ‘problema’ é que ao final o vazio por falta da Hazel e do Gus vai ser tão forte que você vai ter que começar a ler o livro de novo.

Então é isso, espero que tenham curtido a resenha. Alguém já leu? Pretendem ler? Comentem pessoal :D .

Beijos,

Tha.

17 comentários:

  1. Estou louca por este livro.
    Quando o vi em algum post de lançamentos há um tempo e li a sinopse, já me apaixonei pela temática.
    Conforme fui lendo as resenhas, vi que PRECISAVA dele. O ganhei a pouco tempo me um sorteio, PARA MINHA ALEGRIA, mas ele ainda não chegou.
    Tenho certeza de que assim que o carteiro vier me visitar, vou largar tudo para me encantar com ACEDE *-*

    ResponderExcluir
  2. Desde a época do lançamento fiquei interessada em lê-lo, mas como o burburinho estava muito grande em torno do mesmo, resolvi esperar um pouco. Afinal querendo ou não, as críticas acabam influenciando as expectativas para a leitura.

    Pretendo lê-lo em breve.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Olha, só digo que chorei com aquele final. E eu pensando que ia acontecer uma coisa e PUUUUM! Acontece outra. Chorei. E os discursos dela no final foram o me mataram. Aquele na presença do Augustus e depois o da igreja. Nossa, lindo demais!!! O livro é super fofo e bonito, triste e engraçado, ahh, é PERFEITO!

    ResponderExcluir
  4. Estou esperando o papai noel me trazer esse livro no natal! haha.
    Só sei de uma coisa: se por acaso a Hazel morrer no final, eu vou chorar eternamente, porque pelo que posso perceber através da resenha, não existe nesse mundo um casal mais perfeito que Hazel e Gus.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma resenha maravilhosa do livro *.*
    Preciso tanto ler esse livro, se eu já tivesse comprado eu leria agora.
    Mais estou com uma lista tão grande.
    Tenho certeza que deve ser um livro belíssimo. O autor acabou de ganhar um prêmio, como o melhor autor do ano ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é uma das minhas melhores leituras desse ano. Eu me apaixonei!
    Eu sonhei lendo esse livro. O que eu senti ao ler esse livro é indescritivel!
    VocÊ falou tudo o que eu senti ao ler o livro! Eu amo esse livro, amo essa história, amo ter chorado até cansar nesse livro. Eu amo tudo sobre esse livro.
    É um dos melhores livros que eu já li!

    ResponderExcluir
  7. Quando eu li a primeira resenha desse livro a algumas semanas eu fiquei com um pé atras decidindo se comprava ou não o livro, geralmente não gosto de ler livros intensos, e esse sempre me pareceu muito intenso, afinal câncer é um assunto muito complicado, bem mas passaram-se alguns dias e uma amiga me ofereceu o livro, li e apesar contexto da doença amei o livro e a protagonista. Assim com você eu também recomendo o livro, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Não curto livros que rolam sofrimentos, hospitais essas coisas... Sou muito chorona, vou começar a chorar e virar aquela coisa, mas não estou resistindo ao livro, ouvi, ou melhor, li tantos comentários positivos sobre o livro que acho que vou deixar me levar. Uma amiga minha tem o livro, caso eu não ganhar em alguma promo eu vou pegar emprestado dela para ler, e me emocionar com a estória criada John.

    ResponderExcluir
  9. Ah, quero muito ler esse livro!!! Tem um outro livro com tema mais ou menos parecido que é bem legal, trata o assunto de forma delicada e sem ser forçado. Chama-se "Branca como o leite, vermelha como o sangue", do italiano Alessandro D'Avenia.

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala super bem desse livro ele parece ser super emocionante...
    apesar de ser um pouco triste...

    xoxo

    ResponderExcluir
  11. Quero tanto ler esse livro!! Só li resenhas positivas!
    Quero muito lê-lo!!

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler esse livro ... á ouvi muitos comentários bons sobre ele e também já vi resenhas maravilhosas como as sua sobre esse livro ... acho que vou comprar pra mim ler ^^ Ótima resenha !

    ResponderExcluir
  13. Sei que o povo fala muito bem desse livro, mas ele nao faz muito meu tipo de leitura.

    Talvez eu desse uma chance pelas qualificações positivas, maaaas

    =**

    ResponderExcluir
  14. Olá, vim conhecer o seu blog e adorei, uma graça. Ah, eu quero ler esse livro com certeza. Parece realmente encantador como você fala, algo pra se refletir e tb se emocionar.

    Virei mais vezes, já estou seguindo.
    Vem conhecer meu canto também. Não é sobre livros, e sim artesanatos rs...
    Folhas de Sonhos artesanatos

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Eu amei este livro e adoraria que muitas pessoas tivessem a oportunidade de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li, mas pretendo ler. Gostei da sua escrita. Bjs

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já li e amei, livro perfeitoooo

    BjOs!!!

    ResponderExcluir