Pages

22 de fev. de 2013

Resenha: Viva para contar




Título: Viva para contar

Autora: Lisa Gardner

Editora: Novo Conceito

N° de páginas: 479

Ano de lançamento: 2012




Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

Antes de começarmos eu preciso confessar que não sou uma das maiores fãs de livros de suspense, eu nunca gosto dos finais, eles sempre prejudicam o vilão e geralmente eu gosto dos vilões, sou uma garota eternamente em busca de um bad boy para chamar de meu, entretanto - depois de muitos pedidos da minha irmã - resolvi dar uma chance para Viva para contar e confesso que me arrependi de não o ter lido antes.

Viva para contar uni a estória de três mulheres diferentes, a primeira é a detetive D.D Warren, uma importante detetive de Boston, que adora seu trabalho, mas gostaria de ter um pouco mais de liberdade. A segunda é Danielle Burton, uma enfermeira em um hospital psiquiátrico que há 25 anos passou por uma enorme tragédia familiar, quando o seu pai bêbado matou sua mãe e seus dois irmãos e depois cometeu suicídio na sua frente. A terceira mulher é Victoria Oliver, mãe do Evan que é uma criança com distúrbio de personalidade que faz com que por vários momentos ele pense em matá-la e matar outras pessoas que estejam por perto também e por isso Victoria precisou se divorciar do seu marido, se afastar do emprego e da sua antiga vida.

O livro trata bastante sobre crianças com distúrbios psiquiátricos e esse tema é bem delicado de ser tratado, eu já havia tido um pequeno contato com este assunto quando li O hipnotista, mas ele trata quase de forma superficial isso, já Viva trata de forma mais aberta e trás algumas leves explicações sobre alguns distúrbios o que engrandece a obra, mas em alguns momentos torna a leitura um pouco maçante, pois em si o livro é um suspense. A forma como a Lisa abordou o tema foi bem interessante, pois ela não torna as crianças completos vilões, mas também não as defende, ela os deixa neutros para que o leitor tome a sua decisão sobre eles.

Eu gostei do livro, a estória não é nada leve por isso não recomendo para aqueles que preferem romances ou livros mais leves, é um livro feito para quem gosta de suspense, a estória não deixa nada a dever quanto a isso.

Então pessoal, alguém já leu? Pretende ler? Comentem gente...


7 comentários:

  1. Eu AMO suspense, e esse livro me interessou muito. Com certeza irei ler.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por suspense, apesar numa fase mais romances.
    Eu já tinha interesse por esse livro e pretendo ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Está na minha meta para 2013, ;)

    Já li várias resenhas positivas dessa trama.

    ResponderExcluir
  4. Adoro suspenses. Não tinha dado muita importância a esse livro até ler sua resenha. Parece muito boa!
    Dá uma passada lá no blog tá rolando sorteio!
    Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro, está na minha lista faz séculos, espero que eu consiga ganhar ele ou comprar logo.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro mas tenho muita vontade de ler, justamente por não ser um livro fácil e nem recomendado pra todos os leitores.
    Ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Oiii amiga..
    To pra ler Viva para Contar a muuuito tempo... Adoro suspenses e já ouvi muitos elogios deste. Ainda vou ler sim, adorei a resenha...

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir